Planetarian - O Sonho de Uma Pequena Estrela

Yo, Minna!
Hoje eu trago à vocês um Visual Novel que, com certeza, vocês irão amar... Planetarian!

"O que você acha do Planetário?
Esse belo cintilar de eternidade que nunca irá se apagar, não importa quando.
Todas as estrelas do céu estão esperando por você."


Antes de começar, o que é um Visual Novel?
"Visual novels (ビジュアルノベル, bijuaru noberu. ) é um gênero de jogos de videogame e PC bastante comum no Japão. São jogos focados no enredo, nos quais o jogador acompanha uma história por meio de textos, músicas e imagens, e, em alguns raros casos, cenas gravadas com atores reais.– Wikipédia.

Tá, agora vamos para a análise.

Bem, eu não tenho muita coisa a dizer sobre essa PERFEIÇÃO, sério, esse foi um dos Visual Novel mais marcantes que já joguei! Faz um certo tempo que zerei o mesmo, mas até hoje ainda lembro de cada detalhe, e o final...!
Eu achei simplesmente incrível como um jogo em que você apenas lê textos, conseguiu causar tanto assim! Acho que eu já posso adiantar a minha nota, mas eu vou deixar isso para o final mesmo...
Conclusão: Jogo mais perfeito, cara!

-Análise-

~História~
Com certeza a obra prima maior do jogo é o seu enredo!

Você é um sobrevivente de uma guerra, estava vagando por uma cidadezinha abandonada quando entra em um Planetário e é recebido por uma robô, está é Hoshino Yumemi (garota da foto acima). A mesma lhe entrega um "buquê de flores" como presente por ser o visitante número 2.500.000 daquele estabelecimento. Após isso, a robô convida o protagonista para ver a apresentação especial preparada para o visitante premiado, mas, durante a apresentação, a máquina falha e você tem de arrumá-la. Depois do concerto Yumemi tenta, mais uma vez, fazer a apresentação, mas a energia acaba e ela tem de fazer tudo apenas com as falas.
Ao final da apresentação, você resolve ir embora e Yumemi le acompanha até um certo ponto.
A partir daqui eu não vou contar mais nada, vocês vão ter de jogar para descobrir c:

~Trilha sonora~
Admito que achei elas um pouquinho irritantes, mas não deixam de ser lindas.

As músicas do jogo combinam totalmente com seu ambiente, em minha sincera opinião, combinam até demais. Quero dar um destaque maior à uma música em específico, a minha favorita de todas elas, escutem:

~Personagens~
Na verdade, não há muito o que se falar sobre eles, já que só temos uma, praticamente...

        Hoshino Yumemi
A protagonista do jogo.
Ela é uma garota (ou melhor, robô) que trabalha em um Planetário já abandonado. De acordo com a a própria, seus donos (os proprietários do lugar) haviam dito que voltariam logo, e que estavam apenas em uma "viagem". Bem, como eu expliquei ali em cima, o jogo se passa num mundo pós-guerra, ou seja, a chance deles sobreviverem após essa "viagem" é mínima... Pobre Yumemi!
Ela tem uma personalidade alegre e é bastante focada em seu trabalho no Planetário (já que ela foi criada para isso), tanto é que, durante um dos capítulos do jogo, é notável que ela fica na porta do lugar dizendo:
"O que você acha do Planetário? Este belo cintilar de eternidade nunca irá se apagar, não importa quando. Todas as estrelas do céu estão esperando por você."
O tempo todo enquanto sua bateria continua viva.
Enfim, eu acho ela super fofa, mas admito que sua história me fez derramar lágrimas! Com certeza ela é uma das minhas personagens preferidas de todas!

Fora Hoshino Yumemi, não temos outro personagem, além de Jena e o jogador, mas eu não irei citá-los aqui, pois eles não são tão importantes assim (apesar de que Jena é uma peça fundamental para o passado de Yumemi).

Não colocarei a parte dos gráficos, pois tudo é em forma de desenhos 2D, ou seja, o que temos são apenas imagens de cenários e personagens.

-Conclusão-

O jogo, apesar de não ter os gráficos de última geração e ser mais direcionado ao público Otaku (mais especificadamente, aqueles que gostam de ler), o jogo consegue fazer qualquer um chorar com o final, ele é simplesmente perfeito!
Enfim, ta aí a dica para o povo que curte jogos assim (ou que quer experimentar), joguem Planetarian!
Ps.: Me digam também o que acharam.

Para aqueles que se interessaram no jogo, o download está disponível aqui.
Os créditos para as traduções vão, em sua maioria, para a Zero Force.
Depois da análise desse jogo lindo (que ficou bem fraquinha), vamos para o final.
Espero que tenham gostado do jogo, admito que ouvi "Gentle Jena" (OST que eu disponibilizei para ouvirem ali em cima) durante a elaboração do post inteiro!
Até mesmo aprendendo a tocar eu estou...
Mas enfim, espero, também, que tenham gostado do post, novos estão por vir, aguardem!
Enxuguem essas lagrimas e...

...Sayonara!

– BA KA sz

Nenhum comentário:

Postar um comentário